Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Jogo "Equilíbrio" - Arquivos já disponíveis !



Todos os Jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas, foram feitos exclusivamente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

O Clube do Tabuleiro de Campinas está disponibilizando gratuitamente, os Arquivos do Jogo "Equilíbrio" que criamos e agora estamos compartilhando com todos.

Para aqueles que quiserem fazer o Jogo, basta baixar os Arquivos no Link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1up5UWsQmiE53-DWHEs8E67HeFUwMJEm3?usp=sharing


Fizemos 2 Vídeos referente ao Jogo:

Neste Vídeo, explicamos sobre a utilização das Tampinhas como forma de confecção de Jogos. Embora o Vídeo mostre a utilização das Tampinhas no Jogo "Equilíbrio", ele passa informações de como podemos utilizar estes Materiais em diversos Jogos.




Neste Vídeo, explicamos o funcionamento do Jogo e praticamente colocamos nele todas as Regras e como tudo funciona.




Também fizemos uma postagem aqui no Blog, sobre o protótipo, de quando ainda estávamos criando o Jogo e falamos um pouco sobre o processo de criação:


A Teoria dos 5 Elementos:


Segundo essa teoria, os 5 Elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin-yang. As cinco fases da energia ou os Elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água aparecem na sua natureza específica, durante as transformações das forças Yin-yang.  As fases de energia mudam constantemente, nutrindo e controlando uma à outra. As imagens dos Elementos representam as forças naturais que juntas formam um Ciclo dinâmico.
A relação entre os Elementos baseia-se em dois aspectos que se apoiam mutuamente para propiciar harmonia: Os Ciclos de Geração e de Dominância (Ou Controle). Esse relacionamento interdependente assegura o Equilíbrio entre os Elementos e a normalidade de seus processos.
O Ciclo de Geração trata-se de uma sequência onde cada Elemento dá origem ao seguinte, da mesma forma como é gerado. Deste modo, tem-se que:

 - Madeira gera Fogo
- Fogo gera Terra
- Terra gera Metal
- Metal gera Água
- Água gera Madeira...

O Ciclo de Dominância (Ou Controle) mostra como cada Elemento controla o outro, ao passo em que este também é controlado, constituindo uma relação de controle e restrição mútua. Desta forma:

- Madeira controla (Suga) a Terra
- Terra controla (Absorve) a Água
- Água controla (Apaga) o Fogo
- Fogo controla (Derrete) o Metal
- Metal controla (Corta) a Madeira...

Os Ciclos de Geração e de Dominância (Ou Controle) podem ser  visualizados na imagem abaixo:




De acordo com a Filosofia chinesa, a dinâmica entre Yin-yang e os 5 Elementos é fundamental para entendermos o poder da energia Qi e seu impacto e interação com o Universo. Yin-yang são duas forças ou energias opostas que se complementam em um constante movimento em busca de Equilíbrio no Universo e na Natureza. Cada um dos 5 Elementos está associado a um Ponto cardeal (Direção), a uma Estação, a um Sabor, a uma Cor, a um Órgão (Yin), a uma Víscera (Yang), a um Meridiano, a uma Emoção, entre outros aspectos. Portanto, esses 5 Elementos estão intrinsecamente ligados à personalidade de cada Ser humano, influenciando diretamente seu modo de agir, se alimentar, se relacionar e mesmo controlar o organismo (Corpo). Assim sendo, um desequilíbrio energético pode causar uma mudança, boa ou ruim, no nosso estado Físico e Emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade. Por isso, é preciso aprender a lidar com o Qi, visando compensar naturalmente o desequilíbrio e para atingir o estado de constante harmonia com o Universo, melhorando assim a forma como vivemos no dia-a-dia.

Classificação dos 5 Elementos na Natureza e no Ser humano:



Sobre O Jogo:

Já era uma ideia nossa, fazer um Jogo que envolvesse a "Teoria dos 5 Elementos" e realmente da Ideia inicial ao Projeto final, o desenvolvimento se deu muito rápido.




Ao decidirmos utilizar Tampinhas para fazer parte do Tabuleiro de Jogo e Componentes, eliminamos o problema de ter que fazer um Tabuleiro para o Jogo. Com isso, conseguimos eliminar custos para aqueles que se interessarem e quiserem fazer o Jogo. Os Componentes se resumem a 3 folhas A4 e sempre incentivamos que não imprimam Regras.




Porém, ao decidirmos utilizar Tampinhas, haverá necessidade de juntá-las, pois a quantidade é grande:

- 91 Tampinhas para o Tabuleiro de Jogo

- 91 Tampinhas para as Fichas de Elementos, Yin-yang e em Branco

- 1 Tampinha para Jogador inicial

- 4 Tampas para Símbolo Yin-yang (Tamanho grande)

-  8 Personagens (2 para cada Jogador), que podem ser substituidos por Peões ou Componentes de outros Jogos.




O resultado final ficou dentro daquilo que esperávamos e da Ideia inicial ou Modelo final, não tivemos praticamente mudanças significativas nas Regras.

O Jogo, consideramos nível médio e pode ser jogado praticamente por todos, embora a Mecânica de Movimento dos Personagens na Ficha de Ciclo e Dominância e sua relação com o posicionamento dos Personagens no Tabuleiro de Jogo, tenham causado certa dificuldade de compreensão. Mas percebemos que com 2 rodadas, todos os Jogadores já tinham entendido o funcionamento.




Esperamos realmente que todos possam desfrutar do Jogo, pois fizemos com a intenção de que possa ser uma alternativa interessante, principalmente devido à facilidade de confecção (Embora haja necessidade de conseguir todas as Tampinhas para o Jogo).

Esperamos ser do agrado de todos !

















Nenhum comentário: