Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

Criação de um Jogo ! Da ideia inicial ao Modelo final !



Todos os Jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas, foram feitos exclusivamente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Uma das coisas mais interessantes quando criamos, é que no decorrer do Projeto, possibilidades vão surgindo e temos que tirar proveito destas "brechas".
Estamos criando um Jogo que chamaremos de "Equilíbrio" e que em breve estaremos disponibilizando os Arquivos gratuitamente aos interessados.


Será nosso primeiro Jogo abstrato e estamos procurando fazer com que "Equilíbrio" seja o todo do Jogo.
Testamos algumas possibilidades e copiamos alguns movimentos de outros Jogos, e agora estamos testando a quantidade de peças e tempo de Jogo.


Procuramos trabalhar os 5 elementos (Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal) de forma que o "Equilibrio" esteja justamente em conseguir estes 5 elementos.
Para representar o "Equilíbrio", utilizamos o Símbolo Yin-yang e para os elementos, utilizamos Símbolos representativos de cada um deles. As cores das imagens não correspondem aos Elementos, mas para testes está bom demais.


Utilizamos Tampinhas de Caixas de Leite e o tamanho ficou realmente muito bom. É claro que aqueles que se interessarem em fazer o Jogo, poderão utilizar qualquer outro tipo de "Disco", inclusive, as próprias Tampinhas.
A quantidade de peças ficou em 91, sendo 12 de cada um dos Elementos, 12 "Equilibrios" e 19 em "branco".


Também optamos por fazer com que os Jogadores tenham um Personagem que busca este "Equilíbrio" e vence a partida, quem primeiro conseguir 3 Símbolos de Yin-yang, sendo que para conseguir 1 destes Símbolos, há necessidade de conseguir os 5 Elementos presentes no Jogo.
Para movimento dos Jogadores, copiamos os Movimentos dos Pinguins do Jogo "Hey ! That's my Fish", inclusive com as "Tampinhas" sendo retiradas do Tabuleiro da mesma forma como ocorre neste Jogo, porém, decidimos que estas "Tampinhas" deveriam voltar para o Tabuleiro sempre que algum Jogador conseguisse o Símbolo de Yin-yang. Desta forma, o Jogador poderá ir refazendo o Tabuleiro, já que este fica sempre com "buracos", quando "Tampinhas" são retiradas do mesmo.


Podemos dizer que temos aqui um redesenho modificado do Jogo  "Hey ! That's my Fish", porém, o objetivo final é outro e a forma como os Personagens dos Jogadores andam pelo Tabuleiro também muda a cada Rodada, pois dependerá de onde se encontra seu Personagem na "Ficha de Equilíbrio".
A "Ficha de Equilíbrio" representa a "interação" (Não sei se esta é a melhor palavra) entre os 5 Elementos de forma que temos:
- Fogo que derre o Metal
- Metal que corta a Madeira
- Madeira que suga a Terra
- Terra que absorve a Água
- Água que apaga o Fogo
Esta "interação" entre os 5 Elementos é que determina quais Elementos deverão ser retirados do Tabuleiro pelos Personagens dos Jogadores.


Praticamente, já estou dizendo como o Jogo funciona aqui, porém, precisamos ainda fazer alguns testes com o Tamanho do Tabuleiro, pois a mecânica está "quase" fechada, mas ainda existe certa "confusão" sobre o entendimento da relação entre o Personagem que está no Tabuleiro e o Personagem que está na "Ficha de Equilíbrio".


Praticamente, temos aqui um Jogo abstrato, já que poderíamos trabalhar com qualquer Tema, mas o resultado final dos testes realmente surpreenderam, pois da idéia inicial até a atual configuração do Jogo, tivemos poucas mudanças e praticamente temos o Jogo finalizado, sendo necessário somente mais alguns testes para alguns acertos finais.


Criar um Jogo e deixá-lo equilibrado, não é uma tarefa fácil e para aqueles que já fizeram seu Protótipo e testaram, sabem que existem mudanças muitas vezes radicais que ocorrem no meio da criação. Muitas vezes o Modelo final não tem nada com aquilo que foi idealizado lá no início. Aprendemos a cada instante, a cada erro, a cada dúvida, a cada nova idéia.
Nossa ideia com esta Postagem é mostrar um pouco do Projeto no seu andamento e não apenas finalizado. Criar é algo que gostamos muito e procuramos sempre incentivar o uso de Materiais Reutilizáveis (Como as Tampinhas mostradas nas imagens), já que temos um "Custo zero" no Protótipo e podemos fazer todas as alterações necessárias até o Modelo final.


Os Arquivos e Regras do Jogo "Equilíbrio" será distribuido gratuitamente à todos muito em breve e será mais um lançamento do Clube do Tabuleiro de Campinas.
Nosso objetivo aqui é incentivar a todos, para que busquem criar um Jogo, adaptar um Jogo, redesenhar, fazer uma Versão Caseira, pois o Lúdico não está apenas no Jogar. Escolher Materiais, Cortar, Colar, Pintar e ter o Trabalho artesanal como parte de todo Projeto é um bom meio de podermos interagir com nossos filhos/alunos/amigos, pois existe no meio disso tudo, o "discutir possibilidades".


Desta forma, nosso Projeto não será apenas um Jogo, mas algo que teve um Projeto inicial, a interação entre aqueles que montaram o Jogo (O Trabalho artesanal) e finalmente o Modelo final sendo levado à mesa e proporcionando momentos de diversão !
Diversão é o resultado final de tudo isso !


Aguardem ! Em breve "Equilíbrio" estará disponível gratuitamente  à todos "


Nenhum comentário: