Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Como fizemos "Ingenious" utilizando Tampinhas de Leite !



Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Hoje vamos explicar como fizemos nossa Versão Caseira do Jogo "Ingenious":


"Ingenious" é um Jogo abstrato onde o objetivo dos Jogadores é irem colocando peças no Tabuleiro de Jogo, de forma que os Símbolos de cada Peça, consigam formar Conjuntos. Conjuntos formados darão pontos aos Jogadores.

Vídeo de como fizemos nossa Versão Caseira:




Vídeo de uma partida de "Ingenious" para 2 Jogadores:




No Jogo, existem 6 Símbolos diferentes e a Pontuação é feita em cada um deles, porém, no final da partida, o menor valor entre os 6 Símbolos é que entra na contagem final de Pontos.




Com isso, cada Jogador terá que fazer uma partida "equilibrada" entre todos os Símbolos.

Faremos uma postagem aqui no Blog, explicando as Regras do Jogo. Nosso objetivo aqui é mostrar como fizemos nossa Versão Caseira, utilizando Tampinhas de Leite.

Primeiramente, vamos falar das adaptações que tivemos que fazer no Jogo, pois os Tiles de "Ingenious" são 2 Hexagonos unidos, sendo que em cada Hexágono existe 1 Símbolo que pode ser igual ou diferente.

O Tabuleiro do Jogo é Hexagonado e dividido em 3 cores, que determinam a Área em que os Jogadores devem jogar e leva em consideração o número de Jogadores que estão realizando a partida.




Decidimos fazer todos os Símbolos separados e colamos em Tampinhas de Caixas de Leite. Estas Tampinhas são excelentes pois possuem um Diâmetro próximo de 3 cm. 

Já os Símbolos, fizemos 6 modelos diferentes, imprimimos à Laser colorido em papel Gramatura 230g, colocamos Contact, recortamos e colamos nestas Tampinhas utilizando Cola Cascorez Extra (Rótulo Azul),




Devemos lembrar, que  normalmente Plástico e Cola não se dão muito bem, e na colagem devemos sempre estar atentos, pois enquanto a Cola não está seca, existe uma tendência das Pontas dos "Circulos com os Símbolos", levantarem na sua extremidade. Um artifício que utilizamos é ir sempre "apertando" o Círculo na Tampinha até que a Cola fique seca. Uma vez estando seca, o problema é eliminado, pois dificilmente sairá da Tampinha.

Lembramos que são 40 Símbolos de cada Cor, portanto, serão necessários 240 Símbolos (Consequentemente, 240 Tampinhas de Caixas de Leite) que deverão ser recortados um a um.

Para o Tabuleiro do Jogo, decidimos utilizar Tampinhas de Frascos de Leite, que, diferentemente das Tampinhas de Caixas de Leite, são maiores e são encontradas no Mercado em várias cores disponíveis, dependendo do Tipo de Leite. Estas Tampinhas são maiores o suficiente para que as Tampinhas de Símbolos fique em cima e ainda exista uma "folga" entre elas.




Queríamos utilizar cores "neutras" (Que não estivessem presentes nos Símbolos), mas como não tínhamos em quantidade suficiente, fizemos da seguinte forma:

- Tabuleiro para 2 Jogadores em Vermelho

- Tabuleiro para 3 Jogadores em Vermelho e Azul

- Tabuleiro para 4 Jogadores em Vermelho, Azul e Verde

Para isso, precisamos de 91 Tampinhas Vermelhas, 36 Tampinhas Azuis e 42 Tampinhas Verdes. que foram colocadas lado a lado, formando o Tabuleiro do Jogo.




No Tabuleiro do Jogo original, existe esta diferenciação e também existe 1 Símbolo de cada tipo desenhado sobre ele. Para fazer esta marcação, simplesmente fizemos 1 Tampinha com Símbolo de cada tipo e colocamos no Tabuleiro do Jogo, conforme imagem do Tabuleiro que existe nas Regras do Jogo (Extremidade do "Hexagono" formado pelas 91 Tampinhas Vermelhas).

Já o Tabuleiro de Pontuação de cada Jogador, também fizemos 1 Tampinha de cada tipo e o Jogador coloca sobre uma Folha e faz a marcação de Pontos ao lado de cada uma delas.




Esta Versão Caseira de "Ingenious" ficou bem legal, embora tenha dado muito trabalho quanto à confecção, principalmente no recorte de todos os Símbolos e colagem sobre as Tampinhas, porém o Custo final ficou muito baixo, pois o gasto que tivemos foi imprimir as 4 Folhas A4 de Símbolos, que fizemos em Power Point, Contact e Cola. 

Como nossa ideia aqui no Blog é sempre incentivar o trabalho artesanal na confecção de Jogos, utilizando principalmente Materiais reutilizáveis, este Jogo se encaixou perfeitamente, pois o "todo" do Jogo, praticamente é feito de Tampinhas de Leite em 2 Tamanhos e cores.

Esperamos ser do agrado de todos !

Abaixo, algumas imagens do processo de confecção do Jogo:












Um comentário:

Cleo disse...

Nossa!!Quanta criatividade!!!Ameiiiiii as ideias!!!!