Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Mountain Tour - Versão Caseira !

Caixa do Jogo Original !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

No início de dezembro de 2016, colocamos um Post de um Jogo chamado "Mountain Tour":


Mountain Tour é um jogo de Coordenação Motora, onde o objetivo é fazer com que seu "Escalador" (Representado por uma Bolinha colocada em um suporte) vá até o topo da Montanha e volte para a Base, sem deixá-lo cair em um dos buracos existentes no Tabuleiro. 


Componentes do Jogo Original !

Para isso, o jogador deverá Puxar ou Soltar, uma das Linhas que seguram o Escalador. É preciso muito cuidado, pois exige boa Coordenação, já que em alguns trechos, a Bolinha passa por caminhos bem estreitos entre os Buracos.

Mountain Tour é um daqueles jogos que poderiam ser obrigatórios, principalmente para quem tem Crianças em casa ou mesmo utilizados em Escolas, pois trabalha "Lateralidade", já que quem Joga precisa Coordenar movimentos como Esquerda, Direita, Sobe e Desce e muitas vezes, existe necessidade de 2 Ações ao mesmo tempo.

Além disso, existe os apoios  laterai/superiores onde as Linhas que estão conectadas ao Suporte da Bolinha fazendo com que o movimento de Puxar ou Soltar a linha tenha consequências diretas sobre o movimento da Bolinha sobre a superfície onde ela irá percorrer o caminho.

Este conjunto de fatores, leva o Jogador a ser obrigado a ter uma boa percepção do que fazer, bem como trabalha muito a "Coordenação fina" de movimentos, pois qualquer descuido, pode fazer a Bolinha cair em um dos vários buracos colocados no Jogo.

Em todas os encontros em que participamos com este Jogo, o interesse foi muito grande, pois sai do padrão comum de Jogos de Tabuleiro, onde em sua grande maioria, os Jogadores ficam sentados.


Versão feita pela nossa colega de Holambra (Zamira, da Ecobrinquedoteca estava jogando!)

Mountain Tour obriga os Jogadores a ficarem em pé e focar a atenção no que está fazendo, pois distração é quase sempre, um resultado da Bolinha caindo em um dos Buracos.

As Ações do Jogador ao Puxar ou Soltar a linha, precisam ser delicadas aqui e geralmente pessoas sem muita paciência ou com muita ansiedade tem problemas em cumprir com o objetivo proposto.

Estar atento ao que se faz é uma obrigatoriedade e Mountain Tour cumpre muito bem seu papel de ser um Jogo Desafio, onde a atenção ao que se faz é obrigação.

Infelizmente este Jogo não é vendido no Brasil, mas como buscamos sempre adptar Jogos utilizando Materiais Alternativos, acabamos fazendo vários por aqui, utilizando Caixas de Papelão com uma Área grande (Caixas de TV Plana, por exemplo!), Bolinha que retiramos de Frascos de Desodorantes Roll'On e um Barbante ou Fio de Nylon.

Existe uma dificuldade na confecção deste Jogo, pois é preciso fazer os Buracos na Superfície da Área do Jogo, bem como fazer uma Estrutura onde será fixada esta Superfície, de forma que fique ligeiramente inclinada, mas com um pouquinho de criatividade é possível ter o Jogo praticamente a Custo Zero.


Emile, da Ecobrinquedoteca jogando nossa Versão Caseira !

Quanto ao tamanho, fizemos Versões realmente grandes, pois facilita muito as Ações do Jogador e geralmente o tamanho das Versões que fizemos ficaram próximos de 50 x 70 cm (Algumas variações de medidas houveram!).

Hoje, colocamos imagens de nossa 2ª Versão Caseira, que podem servir de modelo para que os interessados possam fazer também. Se esta fabricação Caseira também incluir Crianças, então estará se completando mais uma etapa do Lúdico, que é o criar. É claro que como existe o Corte (Fizemos com Estilete!), este deverá ser feito por uma pessoa adulta, mas as Crianças podem participar da Montagem e colagem de todo o Projeto.

É muito recompensador quando idealizamos, executamos e temos algo feito com nossas próprias mãos, pois o Jogar, será então apenas Produto final daquilo que foi pensado.

Recomendamos ! 


Jogo original !

Colocamos abaixo, imagens de como fizemos nossas Versões Caseiras e também do pessoal da Ecobrinquedoteca Jogando.













Nenhum comentário: