Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Jogo adaptado com o Tema "Dengue" !

Jogo da Dengue - Versão Caseira - Componentes !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Tempos atrás, fizemos um Jogo adaptado ao Tema "Dengue", que foi doado ao pessoal do AACAS Agentes de Apoio ao Controle Ambiental, locados na Vigilância em Saúde Norte (Visa Norte) - Campinas SP.


Todos os Componentes !

Para aqueles que quiserem dar uma olhada na postagem é só clicar no Link abaixo:



Começando o trabalho de montagem do Jogo !

Hoje estamos colocando novamente o Jogo, que desta vez será doado à Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP.

Este Jogo é uma adaptação do "Geiblein, versteck dich!", desconhecido da maioria dos jogadores, mas que tanto sucesso faz na Ecobrinquedoteca, já que temos um com o Tema "Formigas e Tamanduá".

A facilidade das Regras aliado à simplicidade dos Componentes, faz com que este Jogo seja facilmente alterando, colocando Temas que mais interessam aos Jogadores. Assim, temos agora 3 versões disponíveis:

- Formigas e Tamanduá

- Dengue

- Abelhas e Aranha (Este ainda faremos uma postagem aqui no Blog!)


Alguns componentes do Jogo ainda sendo feitos !

Este Jogo "Geiblein, versteck dich!" foi realmente um achado, pois dá a possibilidade de abertura de Temas, e colocar a "Dengue" foi realmente interessante pois, praticamente, você coloca em poucos Componentes, todos os aspectos relacionados ao Tema.

Resolvemos fazer "Casinhas" numeradas de 1 a 6 e em cada Casinha terá no início da partida 5 Focos do Mosquito Aedes aegypti, que foram colocados de forma aleatória.  Com isso, é possível que em uma mesma casa tenha tipos de Focos do Mosquito repetidos, mas que não alteram em nada o Jogo.

Utilizamos um Dado D6 de espuma e fizemos as Marcações com Caneta permanente. 


Peças das Casinhas do Jogo - Utilizamos Acetato 1mm que tínhamos por aqui, mas recomendamos Papelão !

Os desenhos de Focos do Mosquito, pegamos em um panfleto do Governo do Estado de São Paulo, que possui 10 Focos e com texto explicativo de como eliminar estes Focos.


Panfleto informativo, que embora não faça parte do Jogo propriamente dito, poderá ser utilizado, por exemplo, ao discutir como foi feito para ser eliminado cada Foco !

O Jogo constiste em 30 Focos no total que serão distribuidos nas Casinhas... Desta forma, utilizamos 3 Focos de cada tipo para o Jogo, além de fazer um Guia de referência com o próprio Panfleto informativo.

Utilizamos também 1 Mosquito Aedes aegypti,  no qual os jogadores terão que derrotá-lo !

No Jogo, derrotar o Mosquito é fazer com que algum jogador consiga pegar (Como é temático, o correto seria dizer "Eliminar") 6 Focos quaisquer de Mosquitos que se encontram nas Casinhas.

Caso o Mosquito consiga "recuperar" 2 Focos, ele vence a partida.


Colagem dos tipos de Focos do Mosquito nas Tampinhas !

Este Jogo é Cooperativo, já que ou todos vencem o Mosquito ou todos perdem dele, mas mesmo assim, embora exista a Cooperação de todos, os jogadores não poderão ser auxiliados ao tentar adivinhas quantos Focos ainda existem em cada Casinha.

O Panfleto utilizado, serve como auxilio para um debate (Caso algum Professor/Pais queiram fazer sobre o Tema com seus Alunos/Filhos), já que poderá, por exemplo, ser discutido quais os tipos de Focos que o jogador conseguiu eliminar e como foi feito isso,  já que existe esta informação no Planfleto informativo.


Tipos de Focos do Mosquito e Dado D6 feito em espuma !

Reparem que de forma lúdica, um assunto extremamente importante nos dias atuais, acaba sendo colocado à mesa e aqui existe uma variedade enorme de como isso poderá ser abordado.

Para aqueles que são Professores ou Pais e que queiram trabalhar o Tema "Dengue", taí uma oportunidade excelente e divertida.

Jogo altamente recomendado !


Componentes do Jogo !


Um comentário:

Rogério Lara Russo disse...

Bom dia, trabalho com Saúde Pública em Belo Horizonte, gostaria de saber se tem como disponibilizar os arquivos para que eu possa usar nas escolas! Valeu