Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Oritama !



Garimpando alguns Jogos que possam ser interessantes para uma Versão Caseira, nos deparamos com Oritama, lançado em 2014, cujo Autor é Shimpei Sato:


Para aqueles que acompanham nosso Blog, ja citamos muitas vezes o Jogo Let's Catch the Lion, que nada mais é que uma Versão para crianças do Jogo Shogui (Xadrez Japonês).

Oritama basicamente segue a mesma estrutura do Let's Catch the Lion, diferenciando-se na mecânica de movimentação das peças




O Jogo é composto de um Tabuleiro minúsculo de Tamanho 5x5 e cada Jogador possui um Conjunto na sua cor de 1 Omynio e 4 Marionetes.

Além destes Componentes, existem 15 Cartas de Espíritos, que serão utilizadas pelos Jogadores, sendo que em cada partida serão sorteadas 5 delas somente.




A história do Jogo é a seguinte: 

No pacífico período Heian, haviam 2 crianças, filhas de um famoso mestre Omynio. Ambas as crianças achavam que apenas uma delas deviam herdar o Título de Mestre Amynio e decidiram provar as suas habilidades controlando vários Espíritos, ou em outras palavras, deixarem seus corpos serem controlados por estes Espíritos.




Cartas de Espíritos:

As 15 Cartas de Espíritos simbolizam 15 animais e cada um deles tem um movimento específico, sendo que 3 delas possuem movimentos especiais.

São estas Cartas que determinam quais os movimentos possíveis a serem feitos pelo Omynio ou por 1 das 4 Marionetes do Jogador.

Estamos utilizando a palavra "Marionete", mas trata-se de ajudantes do Omynio.




Objetivo do Jogo:

Os Jogadores terão como objetivo, capturar o Omynio adversário, ou fazer com que seu próprio Omynio, consiga ocupar o espaço inicial do Omynio adversário.




Resumo do Jogo:

No início do Jogo, as peças serão colocadas na 1ª linha do lado do Jogador no Tabuleiro, sendo que o Omynio de cada Jogador, deverá ocupar a Casa central desta linha.

Deverão ser escolhidas aleatoriamente, 2 cartas de Espírito para cada Jogador e 1 Carta de Espírito que será colocada ao lado do Tabuleiro. As demais Cartas não entrarão na partida. As 2 Cartas de Espírito de cada Jogador, deverão ser colocadas à frente do Jogador, próximo ao Tabuleiro.

À sua vez, o Jogador deverá escolher 1 Carta de Espírito que está a sua frente e realizar o movimento descrito na Carta em 1 peça qualquer de sua cor que esteja no Tabuleiro (Omynio ou Marionetes).

Se no final deste movimento, sua peça ocupar a mesma casa que tenha alguma peça do adversário, esta peça do adversário é capturada e não poderá ser utilizada durante a partida.

A Carta de Espírito utilizada é trocada pela Carta que se encontra ao lado do Tabuleiro. Com isso, a nova Carta deverá ser colocada à frente do Jogador e poderá ser utilizada na próxima vez que o Jogador jogar.




O que achamos do Jogo:

Oritama é um Jogo muito rápido. Dependendo dos Jogadores e dos erros cometidos, uma partida termina em menos de 5 minutos. Mas o tempo médio gira perto de 10 minutos por partida.

A mecânica de movimento das peças dos Jogadores foi uma agradável surpresa, pois a utilização de Cartas faz com que o Jogo tenha um grau de Estratégia alto pelo que é.

Não se trata de um jogo simples, embora pareça ! E quando 2 Jogadores tem nível de conhecimento equilibrado, a disputa é bem acirrada.




Existe uma variante, que coloca 2 cartas de Espírito ao lado do Tabuleiro, ao invés de 1 apenas. Com isso, o Jogadore ao Jogar uma Carta e fazer o movimento de uma de suas peças, terá 2 opções de escolhas para troca.

Gostamos de Jogos simples e bem elaborados. Versão Caseira do Jogo  é muito fácil de ser feito e Oritama mostrou-se uma agradável surpresa.

Recomendamos conhecer o Jogo 




Aqui temos um Vídeo explicativo do Jogo, em Inglês !










  

Nenhum comentário: